Reflexão da Semana

A paixão da sua vida
( Marina Colasanti)
Amava a morte. Mas não era correspondido.
Tomou veneno. Atirou-se de pontes. Aspirou gás. Sempre ela o rejeitava, recusando-lhe o abraço.
Quando finalmente desistiu da paixão entregando-se à vida, a morte, enciumada, estourou-lhe o coração.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Crianças: nem sempre fofinhas...

Eu trabalho como pedagoga a pouco mais de um ano e nesse pouco tempo em que venho exercendo minha profissão, conheci crianças de todos os tipos: fofinhas, doces, espertas, hiperativas, dislexas... crianças que querem ser adultas, crianças que nunca querem crescer... e crianças que me dão medo.

#partiubrincardepegapega
Pois é. A visão "disney" do mundo nos mostra apenas o lado bonitinho e fofinho das crianças. Até mais ou menos a idade média, a criança era vista como um mini-adulto e até se vestia como um adulto. Com o passar dos anos, tornou-se forte a visão de que a criança deveria continuar ajudando os pais nas indústrias e parará. E então, a visão de mundo chegou ao mundo encantado da Disney: começou a se pensar nas crianças como sendo seres imaculados, anjinhos de eterna bondade cheirosa, que deveriam viver em lindas redomas de cristal e escutar somente "Viveram felizes para sempre".big ultra resumão da história das crianças... pedagogos, eu sei que não foi tão simples assim.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas nem tudo são flores na infância. As crianças são seres humanos em uma fase muito delicada: a formação do eu. É na fase das infãncias que a personalidade, os desejos, as características vão tomando forma... E que as "maldades" vão sendo consolidadas.

Eu vi, na semana passada, esse texto sobre os diversos transtornos que as crianças podem desenvolver. Alguns serviriam facilmente para roteiro de filme de suspense (tipo o d'A orfã), mas a maldade infantil não é/não pode ser muito explorada.

Refletindo sobre isso, hoje eu tive acesso a uma história que eu nunca tinha sequer ouvido falar, mas que me deixou super assustada. Esse post falava sobre Beth Thomas: uma guriazinha que, quando tinha um ano de idade foi violentada pelo pai. depois que foi adotada, a menina começou a machucar e tentar matar todos os que estavam a sua volta. Veja a entrevista com Beth abaixo:

 

Arrepiante, né? E comovente! O mais complicado para mim foi ver que ela REALMENTE queria matar o irmão... Ai ai.

A história de Beth foi adaptada para o cinema em 1992. Vou deixar o link do filme aqui.

Ainda pesquisando sobre isso, achei esse vídeo com a psicóloga Ana Beatriz Silva. Ela é a escritora de vários livros sobre crianças... vale a pena assistir.

O que aprendemos hoje, crianças: Crianças são seres HUMANOS e que tem falhas também. Paciência.E esconda as facas. MEDO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário